terça-feira, 12 de maio de 2015

Acessando Damásio.


12/05/2015 - O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais
 
São Paulo lidera o ranking, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul na terceira colocação
 
Dia 28.04 é o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho e Doenças Ocupacionais. Segundo o último Anuário Estatístico da Previdência Social, lançado em janeiro de 2015 e referente a 2013, foram registrados, naquele ano, 717.911 acidentes de trabalho no Brasil. As ocorrências resultaram em 2.792 mortes. Ou seja, a cada dia, mais de sete trabalhadores brasileiros perdem a vida executando sua atividade profissional.
São Paulo lidera o ranking com 248.928 casos, seguido por Minas Gerais (77.252) e Rio Grande do Sul na terceira colocação, com 59.627 casos de acidentes. Os dados revelam uma média de 163 acidentes por dia e um trabalhador morto a cada 60 horas no Estado. Além disso, 1.133 trabalhadores gaúchos passaram sofrer de incapacidade permanente em 2013, devido a acidentes ou doenças laborais.
“Esses números ainda escondem os casos com autônomos e mercado informal”, disse XXX. Só para se ter uma ideia, a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) estima que, de 10 acidentes laborais, oito ocorrem em atividades terceirizadas, bem como quatro em cada cinco mortes no trabalho acontecem na terceirização.
“Se aprovado o Projeto de Lei nº 4.330, que visa a autorizar a terceirização das atividades-fim no país, essa situação poderá se agravar. Isso porque poderá representar grande precarização dos direitos trabalhistas e dificuldades na implementação da fiscalização do ambiente de trabalho”, salientou. O especialista ainda completa que a data é  importante para lembrar da gravidade deste problema social e, mais ainda, da importância da prevenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário